Por: Sarah Kreutz
Atualmente podemos notar uma preocupação muito maior das pessoas em relação à alimentação saudável e consciência de como atos simples podem ter grandes consequências, tanto em relação a outras pessoas quanto ao meio ambiente. Diretamente ligada a essa nova percepção, um movimento vem ganhando bastante visibilidade aqui no Brasil. Ele se chama “Segunda Sem Carne”.
Essa incrível iniciativa tem como objetivo demonstrar que é possível evitar alimentos de origem animal em um dia da semana e conscientizar os interessados dos benefícios provenientes dessa ação. Conforme estimativa publicada pelo escritor norte-americano Michael Pollan, se toda a população dos Estados Unidos adotasse a dieta vegetariana por apenas um dia da semana, seria o equivalente a tirar 20 milhões de carros da estrada.
Apesar de a alimentação vegetariana ser plenamente capaz de nos nutrir, ainda são mortos 70 bilhões de animais terrestres por ano para que os seres humanos possam ser alimentados, muitas vezes de forma bastante cruel. E, apesar desse número gigante, ainda temos um bilhão de pessoas passando fome no mundo inteiro.
O movimento surgiu em 2003 nos EUA, mas chegou ao Brasil apenas em 2009. Encabeçado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, vem ganhado cada vez mais fama e atraindo adeptos. Conquistou o apoio das prefeituras do Rio de Janeiro e Curitiba, por exemplo, e é apadrinhado por nomes famosos como Cléo Pires e Marcos Palmeira.
Podendo ser considerada a conquista mais impressionante do movimento Segunda Sem Carne aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira Vegetariana conseguiu o apoio da Prefeitura de São Paulo e desde 2011 um milhão de alunos da rede pública do município têm acesso semanal a refeições 100% livres de origem animal.
Aos poucos, a campanha pretende mostra que é possível descobrir novos sabores e adotar novas práticas que não prejudiquem nosso planeta, mas que nos ajudem a viver em harmonia com todos os seres vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário