segunda-feira, 18 de abril de 2016

O CAFÉ INSTANTÂNEO E O DESEJO INCONSCIENTE


Por Maikon Douglas Cavalheiro Como preparar café instantâneo comum. Ingredientes: 1 xícara (235 ml) de água ou leite quente 1 ou 2 colheres de chá de café instantâneo 1 ou 2 colheres de chá de açúcar (opcional)
Modo de preparo Misture tudo.
Provavelmente para você seja banal essa receita de como preparar café instantâneo, pode ser que você já esteja muito habituado a consumi-lo e não perceba nenhuma estranheza em ir até um supermercado compra-lo. Entretanto , nem sempre foi assim, em meados dos anos 1950, indústrias alimentícias se depararam com dificuldades em vender café instantâneo no mercado. Analisando o público, identificou-se que as pessoas viam o produto como significado de preguiça em relação à preparação. Sim, isso mesmo! O que você vê como sendo a principal vantagem do café instantâneo que é sua praticidade era visto como algo ruim naquela época. As companhias acreditaram que fracassaram devido a um uso incorreto de marketing para impulsionar as vendas, pois, aparentemente era muito obvia a conveniência do café instantâneo.

A Nestlé, produtora do café instantâneo com a marca Nescafé, decidiu arriscar e foi procurar ajuda no campo da psicologia, contratou uma pesquisa motivacional, baseada na teoria psicanalítica. E eis que algo interessante foi identificado, as entrevistas mostraram que, se as pessoas eram expostas a imagens reais dos grãos de café os quais ainda não tinham sido processados, elas poderiam ser mais receptivas a igualar café instantâneo com café tradicional. A Nestlé, visando a aceitabilidade social do Nescafé, trocou de estratégia de marketing e passou a veicular a ideia de que o café instantâneo foi produzido pelos mais ricos e reais grãos de café, e assim, de modo inconsciente, os consumidores se sentiram menos preguiçosos e passam a consumir mais o produto. Bom, como resultado o café instantâneo que foi inventado para a conveniência dos soldados combatentes durante a II Guerra Mundial, tornou-se um sucesso de mercado e a imagem do café “comum” foi transformada.


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